Quadrilha da UNEB Sr. do Bonfim mistura manifestações culturais e crítica social e encanta o público

50

Um misto de arte, valorização das manifestações culturais locais e crítica social. Assim foi a apresentação do espetáculo “A caminhada começa no primeiro passo” da quadrilha “Unidxs da Tapera” do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB, na abertura do 13º Concurso de Quadrilhas da Rádio Caraíba em Senhor do Bonfim, realizada nesta terça (18), no Ginásio Poliesportivo João Correia da Silva.

O espetáculo que apresentou uma narrativa cênica misturou teatro, dança, circo e música instrumental ao vivo para contar a história de Senhor do Bonfim e a importância de suas manifestações culturais, encantando o público que lotou o ginásio. Paulinho Vasconcelos que participou do espetáculo expressou que “poder participar dessa quadrilha transgressora, forte e política, falando da nossa história com criticas às proibições e alusões às fragilidades sociais que vivenciamos hoje em dia, é uma alegria imensa”.

O roteiro do espetáculo foi criado pelo professor e coordenador do curso de Teatro da UNEB, Reginaldo Carvalho, que conta que o objetivo da dramaturgia era provocar uma reflexão sobre a história, as tradições populares e a relação da população com essas manifestações e como elas constituem a identidade simbólica do povo bonfinense.

“Então através da história dos noivos do casamento matuto, Zeca Pardo e Maria Futrica, colocamos o público diante de uma questão central sobre a importância dos folguedos para os nossos festejos juninos, e, portanto, para nossa identidade cultural. Assim, o retorno do público através de aplausos e intervenções demonstrou que o objetivo foi alcançado”, frisou Carvalho.

A diretora geral do espetáculo, Jéssica Vitorino estava muito satisfeita com o resultado. “Estou feliz com a aceitação do público em geral e dos artistas bonfinenses que nos prestigiaram. Essa quadrilha é muito especial em vários sentidos. Foi lindo ver o esforço e empenho de cada participante, pois cada um deu o seu melhor para a construção desse espetáculo lindo”, destacou Jéssica.

A diretora do DEDC VII, Suzzana Alice Lima relatou que “a apresentação foi emocionante, propositiva, com uma linguagem artística que se aproxima dos anseios do povo. Fizemos um resgate histórico das nossas marcas de cultura, assim, cumprimos uma função muito importante que a universidade tem através do curso de Teatro e de todos os artistas que povoam nosso espaço”.

A diretora Suzzana também destacou que o espetáculo “A caminhada começa no primeiro passo” será apresentado novamente nesta sexta-feira (21) às 22h30min no Parque da Cidade, compondo a programação oficial do São João de Senhor do Bonfim, sendo uma oportunidade para a população bonfinense e os turistas conhecerem a história e as manifestações culturais da cidade.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA