O efeito do Carnaval de Salvador no aumento do aluguel de imóveis

Confira dicas para alugar imóveis e evitar dor de cabeça na hora de cair na folia!

66


A cidade de Salvador é mundialmente famosa por ser a capital do carnaval do nordeste brasileiro, envolvendo diversos tipos de expressões artísticas e culturais nessa época do ano em que a cidade praticamente triplica a quantidade de turistas recebidos para acompanhar seus famosos trios elétricos e cair na folia.

Por essa razão, a especulação do mercado imobiliário cresce bastante durante este período, revelando uma sazonalidade importante: os turistas optam por passar férias em Salvador no período carnavalesco e gostam de cair na folia, não se importando muito no quanto vão pagar por isso, o que traz reflexos significativos para o turismo e também para o mercado imobiliário da região.

Quem ganha com isso são hotéis e investidores que colocam quartos ou casas/apartamentos inteiros à disposição dos visitantes, seja por meio de aplicativos online de reservas, como também contrato via imobiliária.

Então, para você que anda pensando em buscar por imóveis para alugar em Salvador para passar o Carnaval, separamos algumas dicas importantes para que você possa negociar tudo com bastante cautela e evitar dor de cabeça quando o que na realidade mais deseja é se divertir!

Dicas para alugar um imóvel em Salvador

Como sempre, nesta época do ano, alugar um apartamento para passar os dias de férias do verão em Salvador se torna uma das principais preocupações dos foliões. Geralmente, quando estamos buscando por um imóvel para alugar, procuramos aquele que melhor se adapte às nossas necessidades e, muitas vezes, a pressa nos faz esquecer alguns aspectos-chave para evitar surpresas quando chegamos ao local escolhido.

Aqui, oferecemos uma série de dicas para que você evitar de se ver em situações que possam tornar nossas merecidas férias amargas e dificultar sua busca por apartamentos para alugar em Salvador, seja por uma curta temporada ou por um período mais extenso de férias ou mesmo se estiver de mudança para a capital baiana! Acompanhe!

1. Desconfie de preços muito baixos
As pechinchas não existem, e muito menos no verão – e principalmente por ocasião do carnaval da Bahia e se você estiver fazendo uma reserva de imóveis para alugar em Ondina, um dos bairros mais buscados da capital baiana. Um preço irracionalmente baixo deve nos colocar em alerta. Para garantir que não seja uma farsa, verifique o número de pessoas que a alugaram antes, um alto número de inquilinos é um bom sinal e tente coletar todos os dados referentes ao perfil de quem está negociando o imóvel em questão (se for um indivíduo particular ou uma imobiliária, por exemplo).

2. Esteja atento ao anunciante
Às vezes, o anunciante não é o proprietário, portanto, devemos garantir que ele tenha o poder de alugar o apartamento. Devemos solicitar dados como endereço, telefone fixo, web etc. Se você não os fornecer, desconfie. E, se houver, investigue para descobrir se são verdadeiras.

3. Esteja seguro de que o aluguel contratado não é incorreto
Cuide com o que assina. Um contrato correto e bem feito é aquele em que uma locação estabelece um acordo entre ambas as partes, contendo os direitos e as obrigações do proprietário e do inquilino. Fique atento a todas as cláusulas, para que seus direitos sejam sempre garantidos.

4. Obtenha o máximo de garantias possíveis
Antes de assinar o contrato, devemos obter o máximo de garantias possíveis do locador para garantir que o apartamento contratado seja realmente o oferecido. Se possível, visite o apartamento. Caso contrário, solicite o envio de todas as informações possíveis e documente-as caso ocorram complicações.

5. Contrato escrito
Embora o contrato verbal possa ser perfeitamente válido, o contrato escrito é sempre melhor, pois é o único que oferece todas as garantias no caso de uma reclamação. Além disso, é importante que o inquilino solicite uma cópia do contrato em seu idioma, para o caso de muitos estrangeiros que buscam por imóveis para a temporada de carnaval em Salvador. Se o contrato for feito por telefone ou por mensagens, tente salvar todos eles. No contrato devem constar: os dados pessoais das partes contratantes, a descrição do imóvel e se houver algum dano, as datas de entrada e saída, o preço de fechamento, as cláusulas acordadas entre as duas partes e o valor dado como fiança.

6. Cuidado com o adiantamento de dinheiro
Antes de avançar com qualquer quantia de dinheiro, verifique se tudo está correto e faça o referido avanço com um método facilmente pesquisável . O pagamento com cartão é o mais seguro. Em qualquer caso, sempre exija o recebimento correspondente.

7. Questione a existência de áreas comuns e estacionamento
Antes de assinar o contrato, descubra se existem áreas comuns que podem ser usadas ou se há estacionamento. Alguns proprietários alugam o apartamento e o estacionamento de forma independente, por isso, esteja ciente!

8. Preço fechado
Antes de assinar o contrato, verifique se o custo total é o estipulado no contrato. Para evitar surpresas, verifique se serviços como a limpeza do apartamento estão incluídos, para evitar que o proprietário possa exigir isso ao sair do apartamento. Além disso, devemos ter em mente que os custos de serviços como água, luz e lixo são suportados pelo proprietário.

9. Animais de estimação
Deve ser indicado no contrato se animais de estimação são permitidos. É a melhor maneira de evitar sustos de última hora.

10. Seguro de cancelamento
Se o inquilino cancelar o contrato dentro de um mês a partir da data acordada para a entrada no apartamento, o proprietário deverá devolver cem por cento da quantia adiantada. Se faltar menos de um mês as condições acordadas entre as partes são levadas em consideração. De qualquer forma, é sempre bom fazer um seguro de cancelamento para cobrir imprevistos.

Para concluir, nunca é demais garantir que tudo corra bem. A melhor maneira de fazer isso é recorrer a especialistas que podem nos dar todo tipo de conselhos e indicações para minimizar os riscos ao planejar suas férias. Se você não for da região, opte por imobiliárias e corretores que possam transparecer mais confiança!

Agora que você acompanhou nossas dicas para passar o carnaval em Salvador e entendeu porquê os custos nessa época do ano são um pouco mais salgados, fique atento à hora de fazer sua reserva! Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas estejam atentas ao modo como devem negociar um aluguel e boa festa!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA